Área de Escape para caminhões: Entenda como surgiu e como funciona.
A área de escape é uma solução implantada nas estradas e nas rodovias para oferecer principalmente uma zona de segurança aos caminhões em casos de frenagens bruscas e outras ocorrências que venham a acontecer com o seu veículo.
Em primeiro lugar, vale destacar quando foi que surgiu essa ideia. Devido ao grande aumento da circulação de caminhões nas estradas dos Estados Unidos nas décadas de 50 e de 60, foram implementadas as áreas de escape como uma solução para evitar acidentes.
Inicialmente as áreas de escape eram rampas, com uma elevação contrária ao da via, e com uma inclinação maior. Tido como uma solução inovadora e que na época evitou 2.150 acidentes, essas rampas entraram em desuso devido à preocupação de que os caminhões perdessem a força e voltassem de ré, causando graves acidentes, assim como o alto investimento de que elas necessitavam.
O projeto para a implantação de uma área de escape conta com as seguintes etapas: Primeiramente é feito um estudo sobre as zonas e os riscos nelas encontrados, avaliando os trechos com o maior número de ocorrências.
Como resultado dessa avaliação, começam as obras de infraestrutura, onde é aberta uma nova pista para além do acostamento. Por último, são instaladas sinalizações para que as áreas de escape sejam facilmente identificadas e acessadas.
Em toda a extensão da área aplica-se um material chamado “cinasita”. Por sua vez, esse material é uma argila expandida que desacelera o seu veículo. Com um alto poder de aderência, ela reduz o desgaste provocado nos caminhões. Em algumas áreas de escape também é possível ver materiais como o cascalho, o pedregulho, as pedras britas e entre outros. Esses materiais são de extrema utilidade, pois apresentam um custo muito inferior à de outras tecnologias, como por exemplo a de cabos de aço.
O foco das áreas de escape é fazer com que o seu caminhão desacelere mais rápido e em um pequeno trecho, causando poucos danos ao caminhão e salvando a vida do motorista.
Por exemplo, quando um caminhão acessa a área, rapidamente as rodas afundam e as partes como os eixos, a suspensão e o chassi, ao entrarem em atrito com o material, fazem com que o seu caminhão pare em poucos metros. Assim que entrar na área de escape, o caminhão só sairá com a ajuda de guinchos e será necessário passar por uma avaliação.
Afinal de contas, a área de escape é um importante sistema de segurança nas estradas. Todo o investimento dedicado a esse projeto, tem claramente como retorno o salvamento de vidas, bem como em aspectos sociais e econômicos.
Gostou do nosso blog? Confira as demais matérias e nos acompanhe nas redes sociais!
Conheça, também, um de nossos parceiros com nota máxima em prestação de serviços.
Ficou interessado e quer saber mais? Entre em contato com a nossa equipe e solicite um orçamento sem compromisso.